Hospital Samcordis

Fibrilação Atrial: O que é?

Fibrilação Atrial: O que é?

 

A fibrilção atrial é uma alteração no ritmo cardíaco, na maioria das vezes, é silenciosa e pode causar complicações graves como o acidente vascular cerebral. 

Esta arritmia cardíaca pode afetar pessoas de todas as idades, mas aumenta substancialmente com o passar dos anos.

É um problema cardíaco que faz com que as camaras superiores do coração, os átrios, percam o sincronismo de batidas, e desta forma, não se esvaziem completamente e levem a formação de coagulos no coração. Se estes coagulos se soltarem eles podem viajar na circulação e entupir arterias do cerebro causando o acidente vascular cerebral.

Os principais sintomas da fibrilação atrial são: palpitação ou sensação de coração batendo rápido, fraqueza, cansaço, falta de ar, dor no peito, tontura ou vertigem, desmaios.

O diagnóstico da fibrilação atrial é feito pelo médico a partir da historia e do exame do paciente e da realização do eletrocardiograma que demonstra o ritmo cardíaco alterado. 

O tratamento da fibrilção atrial pode ser feito com medicamentos para restauração do ritmo do coração ou através de um procedimento invasivo denominado abalação. O médico irá avaliar qual destes tratamento é melhor para o paciente.

Para prevenir a formação dos coagulos é utilizada uma medicação chamada anticoagulante.

Quer saber mais sobre fibrilação atrial? Ouça o PodSAM In Foco: 

https://anchor.fm/erika-cesam/episodes/PodSAM-In-Foco-8-Fibrilao-atrial-O-que–isto-e1nqunp

Deixe um comentário