Hospital Samcordis

PodSAM In Foco #9 Obesidade, hipertensão, diabetes e os custos em saúde

PodSAM In Foco #9 Obesidade, hipertensão, diabetes e os custos em saúde

Um dos fatores de risco das doenças cardiovasculares que têm se tornado prevalente nos últimos anos é o excesso de peso. Das seis principais causas de morte no Brasil, quatro estão diretamente ligadas à obesidade: acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, diabetes e hipertensão.

A gordura em torno dos órgãos dentro da cavidade abdominal, conhecida como gordura abdominal ou visceral, aumenta o risco de entupimento das artérias, dificultando o desempenho adequado do coração. Isso ocorre porque o acúmulo de células gordurosas produz substâncias inflamatórias que se alojam nos vasos sanguíneos formando as placas de ateroclerose que obstruem a passagem do sangue, o que pode causar infartos e derrames.

A obesidade é uma doença que pode ser evitada ou tratada, com medidas que requerem grandes modificações do estilo de vida. cuidado médico, apoio nutricional e psicológico e acima de tudo suporte familiar. Além das mudanças de hábitos de vida, o tratamento da obesidade pode ser feito com medicamentos ou com a cirurgia bariátrica, ambas as opções devem ser discutidas com o seu médico.

O Hospital SAMORDIS possuiu profissionais que podem de ajudar no tratamento e prevenção da obesidade.

Quer saber mais sobre este tema? Ouça o PodSAM In Foco e entenda os custos a saúde relacionados a obesidade, hipertensão e diabtes.

https://anchor.fm/erika-cesam/episodes/PodSAM-In-Foco-9-Obesidade–Hipertenso-e-Diabetes-e-Seus-Custos-para-a-Sade-e1oqtqu

 

Deixe um comentário